Autoria do Feminino


Gabriela, um ser mulher

Desconfio, só um pouco, que os autores projetam as musas que desejam para si. Como é que Gabriela, expulsa do interior pela miséria e pela seca, cozinhava tão bem? Ah, quem cozinhava bem era a Zélia. Mas Zélia não era Amélia, era anarquista, graças à Deus!

De resto, há muitas versões ... Gabriela de Tom Jobim, Gabriela de Dorival Caimmy. A da Sônia Braga! Mas sempre Gabriela.

Um naipe é pouco para a história. Na composição de Tom Jobim, personagens se revelam em um longo desfile das impressões e marcas de Gabriela. Só uma voz não dá conta do recado.Reconheço a simplicidade de Gabriela, o ressentimento de Nassib e o destempero de Tonico, e o inconformismo do lavrador. Tem mais alguém? Talvez Malvina ... Faltou Malvina, a sensibilidade aguçada salvando a dignidade de Nacib. Ah, sim, Malvina me emociona. Enfim, Nacib queria fazer de Gabriela uma mulher "respeitada", destarte sua condição de retirante morta de fome, destarte seu feitio simples e gentil, e pouco afeito às convenções sociais. Quando o carnaval arrastou Gabriela, Malvina correu atrás e reduziu o escandalo. (Adoro o trecho da folia de carnaval.)

Gabriela e Carmem, mulheres subversivas; intensas em sua naturalidade para viver a vida, ávidas em suas buscas, em suas construções. Tolhidas pela possessividade. Uma domesticada, a outra eliminada sem direito a reclamar sua origem! Mas Carmem é uma outra versão, uma outra história.



Escrito por 100 noção do perigo às 23h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Categorias
  Todas as Categiorias
  Link
  Evento
  Avaliação
Outros sites
  Assum Preto
  Beco dos bytes
  Carpinejar
  Cintra
  Digestivo Cultural
  Dira
  Desvelamentos da Lys
  DO
  Educa Fórum
  Juliana
  Falsa Magra
  Filho dos Livres (Guga)
  FINISTERRA
  Labirinto do Não
  Lena
  Liliane
  Magui
  Marcos
  Neura Geral
  Normando
  Ostra Nervosa
  Rafffa, um filho na Net
  Rio Paris sem escalas
  Rô Garimpando
  Rosa da Terra
  Ruby
  Seu Benno
  Seu Zé
  Sol da Manhã
  V2V
  S.O.S. Ponta Negra
  Lino Rezende
  Natália
  Yvonne Bloggente
  TATA PIOTTO
  Primeiro selinho
  UOL - O melhor conteúdo
  ENCEA Snuc
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?